sexta-feira, 22 de julho de 2011

MARATONA RIO – 18/07/11

Após uma dura semana repleta de duelos entre o Tico e o Teco (meus 2 neurônios)...

Enquanto o Teco (o mais preguiçoso, pessimista, mau-humorado) lutava com todas as forças para que eu matasse algum treino e até cogitava a possibilidade de mudar de esporte (rs...), o Tico (otimista, determinado, focado, perfeccionista, hiper-ativo, sorridente, seguro de si) se esforçava para definir uma estratégia para derrubar todo e qualquer argumento levantado pelo Teco!

Como um bom conhecedor da “Arte da Guerra” na cabeça da Aninha,  o Tico superou os desafios, as dificuldades e... SIM!!! Embarcamos para o Rio... Com o objetivo de correr a Maratona no domingo!

Acordamos no sábado as 5:00 da manhã pois o vôo era cedo. Ao chegar, fomos para o hotel deixar as mochilas e, em seguida, retirar os kits... No final da tarde, rolou uma corridinha de uns 7km só para dar uma ativada no coração, no metabolismo e soltar “los gambitos”!

Estava despretenciosa, tranqüila... Pronta para encarar um treino “longão” de corrida... Até ouvir: “Escuta... Você sabe que tem obrigação de melhorar seu tempo em relação a maratona do Ironman, né? Se vira!!! É obrigação!!! Vc vai correr... Não tem q nadar e nem pedalar antes!!!”

Imediatamente, eu pensei: “Como assim?” Mais uma vez, o Teco entrava em ação tentando convencer o Tico de que eu não seria capaz ou que estava cansada demais para pensar em performance!

Em contrapartida, o Tico incorporou o “Agora sua casa caiu!! Vai ter q se virar!! Não terá que nadar 3800m e nem pedalar 180km antes... Apenas correr! Muito simples! Por que o medo??”Affffff....

Não sei... Mas, larguei com medo! Muito medo!

Medo de não agüentar...
Medo de quebrar...

Porém... FUI!!!
Obviamente, com muito respeito... “Ouvindo” e prestando atenção nos sinais do meu corpo!



                                                        Foto Adriano Ribeiro Ramos
Foto Adriano Ribeiro Ramos

É impressionante as sensações... Altos e baixos... Pensamentos... E como somos capazes de manipular, enganar ou simplesmente fazer com que o Tico e o Teco entrem num acordo!

Correr... Pensar... Correr... Pensar... Correr... Pensar...

Putz!! Como adooooooooro correr!!!
Enquanto corria... comecei a viajar... O que não é novidade!!! (rs...)

A cabeça é tudo! Te leva do céu ao inferno e vice-versa!

Encaixei o ritmo e fui...Concentrada... Sentindo cada passada, escutando minha respiração, tentando melhorar a posição dos braços... Correr é demais!

Quando se consegue entrar na sintonia, focar na técnica e “dançar conforme a música” (sim, p/ mim correr é como uma dança... onde tudo tem q estar em harmonia, encaixado), concentrar... Atingimos um estado... hummm... Não sei ao certo explicar que estado é esse... Talvez, um estado espiritual elevado... Alfa? Beta? Gama? (rs) Talvez... Mas, existe um fato: neste momento, enxergamos e sentimos as coisas de forma diferente.

Vocês vão achar que sou “doidinha”, né? Rsrs... Pode ser que realmente o seja! Hehehe!

Nos primeiros 10 kms, tive momentos de êxtase, euforia (tipo: “como estou bem”) e também de insegurança, desconforto e dor (tipo: “não cheguei nem no 7º km e minha panturrilha já está doendo?L Que droga!!!”).

Mas, como disse anteriormente, a cabeça direcionava como encarar a situação e o que fazer naqueles momentos, de acordo com o estado do corpo... Como lidar com estas percepções distintas... Altos e baixos!

O Tico e o Teco são capazes de “se enganar”... Enganar a fadiga... Enganar o cansaço... Enganar que o percurso está terminando... Enganar que a cada km, vc irá se sentir melhor e não mais cansado! Além disso, também são capazes de “puxar o freio de mão” e falar: “Oaps!! Segura sua onda aí! Vc ainda tem muitos e muitos kms pela frente! Não adianta acelerar agora que está bem... Vc irá pagar após o km 36!”

Passei pelo km 10 mais forte que o programado: 44’... Na hora, me veio a mente “será que vou agüentar segurar esse ritmo?” Bom, estava consciente que,  naquela hora, estava administrável. Se a situação ficasse feia para o meu lado, conseguiria diminuir o ritmo, e não quebrar!

Fui... Fui... Fui... Km por km... Passada por passada...

E... Cheguei no km 21, também mais rápido que o previsto – a idéia era correr a primeira metade da prova em 1h40’ -  e, quando olhei para o relógio, estava marcando 1h34’!

Meeeeeeeeedo!!!
Meeeeeeeeedo de quebrar!!!

Mas... A frase que me manteve firme e forte... rs... que não saía da minha mente era:

“Vc tem a obrigação de correr esta maratona melhor que a maratona do Ironman Brasil! Obrigação!! Se vira!!”

E... Assim... Fui!

Apesar de não acreditar tanto assim em mim mesma... Fui... Quem me acompanha “um cadinho” sabe que nunca acho que realmente estou bem! Correr os 42km p/ baixo de 3h20’? Nossa! Para mim era algo muito distante... Engraçado!

Até o km 30, a marcação do GPS estava batendo exatamente com a da prova! A partir do km 31, começou a surgir uma diferença... uma diferença que pesava nas pernas!  O meu relógio vibrava e as placas não chegavam!

Os últimos kms ficaram looooooongos... Minhas pernas já estavam doloridas e pesadas... Minhas panturrilhas gritavam... O ritmo caiu... A técnica piorou... Mas, continuava focada, buscando dar o meu melhor... O meu melhor naquele momento!

Fui... Fui... Fui...

E... Chegueeeeiiii!!!!

Dentro do meu objetivo... Cumprindo minha “obrigação”!!!

O GPS marcou 43,7km... 3h19´... Pace: 4’35/km. ;^)

Uaaaaauuuu!!! Yuuuupiiiii!!! Adorei!!! Fiquei muito feliz!!!

Mas, se realmente tinha “apenas” 42km... Ah! Tudo bem!! Também fiquei feliz(“um cadinho” menos)!!  Hehehe!!!

Para mim.... Este resultado só comprova que a evolução no esporte, na corrida não tem segredo!! É extremamente justa: diretamente proporcional ao esforço, ao volume e qualidade dos treinos... Treinar! Treinar! Treinar! Ano após ano... Com sequência... Continuidade... Como uma escada... Degrau por degrau...

Só depende de você!!

Obrigada a todos...

Torcida... Carinho... Gritos de incentivo... Parceria de outros corredores/triathletas/ ironmans durante a prova... Fotinhos... Staff... Etc... Etc.. Etc...

E... um obrigada especial para meu “mano” de treino... de vida... que acredita muito mais em mim do que eu mesma... que me incentiva... me apóia... me dá bronca... e está me fazendo crescer como pessoa e como atleta.

Para quem nunca fez esta prova, super recomendo!!!

Obrigada pela paciência de leitura da minha “novela mexicana”.... Affffff!!!

Bom final de semana!

Bons treinos!


TRI-Bjocas,

Aninha!

Obs. Ah! Já ia me esquecendo... Para finalizar, voltei correndo para o hotel... +- 3km! Então, fechei o domingo com uns 46km de corrida!!! Hehehehe!!!



7 comentários:

  1. Hahaha... muito bom!! Ainda bem que você ouviu um "...se vira!!" Nada como um desafio para fazermos algo até então tido como improvável.
    Meus parabéns por mais essa bela conquista.

    ResponderExcluir
  2. Ana, foi demais seu relato, ainda faço essa maratona, parabéns por mais uma conquista! Que Deus te abençoe sempre com mta saúde, continue sendo esta pessoa simples e maravilhosa! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Thiago!
    Obrigada, Ana Lucia!
    Obrigada por me acompanharem...
    Obrigada pela torcida e pelo carinho...
    Obrigada pela paciencia p/ ler minha "novelinha mexicana"!
    Hehehe!!

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aninha! Eu novamente!rs
    Eu que ``cobrei`` anteriormente seu relato da Maratona do Rio e vou continuar aqui estimulando suas postagens, a novela mexicana!rs
    Queria saber como Tico e Teco se comportam diante de uma mudança de categoria, do amador para o profissionalismo?
    Perguntinha chata? difícil? Não deseja falar sobre isso agora?...Se for desculpe, é acredito que seja o caminho natural que deva seguir, exemplifico como sua mudança na prova do Ironman sem sorriso, estava lá de espectador e pude conferir!
    Olha exijo resposta!rsrs
    Se não responder no 70.3 deste ano vou segurar seu pé na natação (única modalidade que posso encostar em você, ao menos na largada)!Brincadeirinha rs
    70.3 vai ser minha primeira prova!
    Bjs e Parabéns

    ResponderExcluir
  5. SHOW! SHOW! SHOW!
    Muito orgulho da minha ex companheira de diário ;)
    E realmente o editorial do MundoTRI te expulsava certeza do diário. hueheuehue.. Mas estar demais! vc foi demais!

    Beijoo
    E agora..
    SE VIRA EM KONA! hahahahaha...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ana, sua evolução e dedicação é fantástica. sou seu seguidor, isso me motiva muito. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Carolzinha!!
    Pode deixar... Vou lembrar desse seu "SE VIRA EM KONA"! Gostou, né? rs...

    Douglas,
    Muito bom saber que meu "blá-blá-blá" agrega de alguma forma... Fico o tempo todo me questionando "será que alguém realmente se interessa pelo meu diário, meus treinos, pensamentos?"
    Obrigada por me acompanhar...

    Agora... vamos a resposta complexa ao meu "seguidor anônimo"! rsrs...
    Digamos que não estou numa semana muito boa p/ te responder sobre esse assunto, mas vou tentar passar o q penso...

    Aliás, vou ser breve... Acho q vou postar algo sobre esse assunto, q tal??

    Largar no pro ainda não está nos meus planos... Na verdade, fazer o que fiz neste ano, também não estava nos meus planos em 2010 (rs...). Não imaginava que incorporaria o espírito Ironman como o incorporei.

    Mas, a forma como o incorporei... a forma como encaro este esporte é apenas uma consequência... Uma consequência do meu estilo de vida.

    As coisas aconteceram de forma muito rápida para mim... E, realmente, não me acho experiente o suficiente para largar ao lado das meninas profissionais! Ainda tenho muito, mas muuuuuiiiito a aprender! Sou um grãozinho de areia perto delas... Não me acho boa... Não me acho conhecedora do esporte... Não me sinto apta para competir com elas... Ainda tenho um loooooongo caminho pela frente!!

    E... P/ completar... Tenho um sonho... Um sonho chamado Hawaii... E, no ano passado fui "atropelada" por 16 meninas do meu age group. Sim, 16 meninas da 25-29 chegaram beeeem na minha frente. ;^)

    Será que meu seguidor anônimo vai me entender? :)

    Qto a Penha... Não vou fazer!

    Bjocas e mais uma vez, obrigada por me acompanharem!

    ResponderExcluir