quarta-feira, 13 de julho de 2011

Diário até Kona #1

Quando a equipe do Mundo Tri me convidou para dar continuidade ao Diário até Kona, imediatamente me veio a mente “Vixi! Será que os leitores já não estão cansados de ler meu blá-blá-bla?”

Me disseram que não…

De qualquer forma, cá estou! Aceitei o convite (obrigada pela oportunidade!) e prometo tentar ser mais objetiva nos meus relatos e duelos entre o Tico e o Teço (para quem não acompanhou os relatos até Florianópolis e não os conhece, são meus dois neurônios… Até Kona, vocês presenciarão muitas discussões entre eles; ficarão praticamente íntimos destes dois personagens que fazem parte do meu dia-a-dia).

Vou fazer uma breve descrição da atleta 1908, a Aninha… Que largou no dia 29/05/2011 no Ironman Brasil, como a maior parte dos 1800 inscritos, em busca da realização de um sonho.

A Aninha, no primeiro semestre, desejou, desejou, desejou, desejou e desejou. Desejou demais chegar onde chegou. Literalmente, nadou, pedalou e correu atrás do seu sonho: voltar a largar na “Meca”dos Ironman, onde tudo começou.

DSC6033 Diário até Kona #1: Rafael Brandão e Ana Oliva
Foto: Wagner Araújo
Sonho, desejo, foco, determinação, persistência, superação, abdicação, treino, treino, treino, treino, e mais treino… Somados a uma evolução como pessoa e como atleta em função dos treinos e espírito Ironman, aliados a sorte… Sorte por acordar bem e disposta no dia 29 de maio e por ter conseguido realizar uma excelente prova, sem grandes surpresas desagradáveis (as conhecidas variáveis incontroláveis, como por exemplo, problemas mecânicos com a bike ou algum pneu furado)… Levaram a Aninha a conquista da tão sonhada vaga. O resultado foi apenas uma consequência.

A tendência natural do ser humano, conscientemente ou não, ao se conquistar um objetivo, é “relaxar”. Mas, para mim, a conquista de um sonho me faz continuar sonhando… Desejando… Buscando superação, evolução, auto-conhecimento, crescimento. Sempre temos muito a aprender, muito a melhorar.

A partir do momento que conquistei a vaga para o Mundial, minha responsabilidade aumentou, meu “piano nas costas ficou mais pesado”. O que quero dizer com isso? Muito simples: preciso e vou fazer por merecer! Ter a oportunidade de voltar para a Big Island é algo único, mágico, indescritível. É muita emoção!

A realização de uma boa prova em Florianópolis não significa nada se eu não der continuidade aos meus treinos, a minha dedicação. Sucesso passado, não garante sucesso futuro. Sem contar que o Hawaii é o Hawaii. As condições de prova são extremamente difíceis, cruéis. O fato de ter realizado a prova no ano passado, apenas me deixa um pouquinho – mas bem pouquinho mesmo – mais experiente. Posso dizer apenas que conheci o percurso e experimentei algumas das difíceis condições climáticas e de prova. Mas, estou muito longe de me conhecer, de conhecer meus limites. O MEDO permanece! Sim, continuo morrendo de medo do Ironman do Hawai.

Ironman é Ironman…

Ironman no Hawaii é Ironman no Hawaii… Outra prova!!

Tenho MEDO…

Mas este MEDO é BOM…

É BOM porque RESPEITO…

RESPEITO demais a prova…

E isso é ÓTIMO…

MEDO… RESPEITO…. significam:

TREINAR! TREINAR! TREINAR! TREINAR! TREINAR e… CONTINUAR TREINANDO!

Com certeza, no dia 08 de outubro, estarei alinhada, segurando na prancha de algum dos surfistas, tentando não me afogar, esperando o tiro do canhão, pronta para fazer o meu melhor, para superar os limites do corpo, da mente, da dor, na busca incessante de algo muito maior… Algo que vai muito alem de simplesmente nadar, pedalar e correr!

É espiritual… Mental… Sou eu comigo mesma… E o mais legal disso tudo… Como diria meu mestre: “só depende de você!”

Mahalo! Boa semana! Bons treinos!

TRI-Bjocas,

Aninha!
@oliva_aninha

Publicado também na MundoTri

Um comentário:

  1. Oi Aninha,
    Vi você na Maratona do Rio.Eu corri tambem!Cruzei com você na largada, claro você estava na frente sentido barra eu ainda iria retornar.
    Parabens por sua prova.
    Admiro sua dedicação a seu esporte Triatlhon, infelizmente pouco reconhecido no nosso país, é certo que a tendência é melhorar.
    Gostaria que relatasse a maratona!
    Bjs e Parabens!

    ResponderExcluir