segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Em casa de ferreiro, o espeto eh de pau..."

Ou o Sirio Libanes passou a atender pelo SUS????

Acho que nao, neh?

E quem paga a conta da quimioterapia do nosso ex-presidente?

Garanto que seus anos na atividade de lider sindical nao lhe renderam "grandes fortunas"... Que possibilitasse o pagamento da diaria mais cara na area da saude! Eh... Talvez o salario como presidente da republica... 1 mes de salario para 1 dia de quimioterapia no Sirio!

Ou eu estou enganada?

By the way... Quem serah que paga essa conta?

Eh sabido...

Obviamente, aqueles que ficam horas.... Dias.... Anos.... Esperando.... Sonhando.... Sentados... (sim! Sentados, pq ninguem faz nada, certo?).... Esperando pela UTOPICA melhoria do sistema de saude brasileiro.... Na fila do SUS....

"Ah! Mas, o Lula eh legal... Paga o Bolsa-Familia!"

Infelizmente, eh assim que as coisas funcionam por aqui...

15 comentários:

  1. Desta vez ele não quiz provar do sistema de saúde que ele forneceu por 8 anos aos Brasileiros.
    Mas o Lula não está tão mal assim, casa palestra dele cust 200.000,00 e seu filho é dono do maior frigorífico e é maior exportador de carne do Brasil.
    Uma única dúvida, como comprar tudo isto com um salário de lider sindical?
    Pode ser porque o sírio é uma sociedade beneficente, ficou com dó do Lula.
    Para população, fica esperando o SUS mesmo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentario, Rodrigo!
    Uau! 200 mil por palestra? Este numero para mim eh novidade...
    Se o Sirio nao estah fornecendo o tratamento como "cortesia", acho q pagaria as primeiras 7sessoes, nao?
    De qq forma, eh interessante ver aquele lider que dizia que iria transformar os jardins -dos ricos- em glebas rurais, que se dizia admirador-amigo-seguidor do regime cubano e Fidel Castro, apelando ao extremo oposto...
    E o povo? E o Sistema Unico de Saude?
    Realmente... Eh a ultima das coisas que passaria pela cabaca dele...
    Ele poderia ao menos disfarcar... Pedir sigilo... Sei lah... Ter vergonha de NAO utilizar o SUS...

    ResponderExcluir
  3. Ana,

    Ha uma razao muito simples e logica para o Lula nao utilizar o SUS: ao usar a rede privada ele desonera o sistema publico.

    Vamos ver o que esse presidente fez pelo povo antes de saber que era portador dessa doenca: entre 2003 e 2010, o aporte de recursos para a area oncologica do SUS aumentou em quase 50% e o numero de cirurgias, idem.

    Em numeros absolutos, isso significa hoje coisa de 27,89 milhoes de procedimentos e quase 100 mil cirurgias ano.

    As areas, entretanto, priorizadas, nao sao aquelas como o cancer da laringe, porque as mais incidentes na populacao sao de outra ordem, como o cancer de mama, leucemia ou linfomas.

    Entretanto, ainda assim ainda assim todos podem ter acesso ao mesmo tratamento do Lula pela rede publica - mesmo no Siria Libanes, embora isso nao seja necessario,pois outros centros de saude podem cumprir todos os protocolos do tramento com seguranca.

    E os portadores de cancer nao enfrentam no SUS a fila que voce presencia nos postos de saude para marcacao de consultar ou realizacao de exames.

    Os problemas sao de outra ordem, como acesso a medicamentos importados - mas isso ha uma avaliacao entre os medicos que fazem a gestao do SUS de que a compra de remedios caros para doentes terminais retira recursos de quem precisa.

    As familias naturalmente nao pensam assim e q questao se resolve na justica.

    Mas isso e um problema de outra ordem...

    Essa questao, colocada da forma como voce escreveu, expoe um preconceito de classe de todos nos: quando o Covas teve cancer, ninguem levantou a questao do SUS. Voce se lembra de alguem em algum lugar falando algo do genero em relacao ao entao governador?

    Eu nao tenho doh do Lula, mas hoje que mais informacao e senso de justica nao atrapalha ninguem: o nivel de aprovacao do SUS hoje e maior entre a populacao usuaria do que entre aqueles que nao usam. Cerca de 28% da populacao acham o nivel de atendimento bom e otimo outros 28% ruim ou pessimo e 42 regular.

    Entre os que nao usam (e portanto, falam de orelha), 34% dizem que e ruim e so 19 dizem que e bom ou otimo.

    Quem usa: 80% aprova o programa da familia, 70% a distribuicao gratuita de remedios e os postos de saude e de emergencia tem avaliacao otima e boa por 48 e 45 da populacao, respectivamente.

    Nao, nem tudo sao flores: falta de medicos e a demora para marcacao de consultas sao destacados como pontos muito negativos pela populacao.

    Para terminar, pouco antes da eleicao do Obama, tive a oportunidade presenciar de um reuniao com o pessoal da Fundacao Ford, que estavam interessados em saber como o SUS funcionava.

    Os EUA podem ter tudo, mas nao tem um sistema publico de saude universal como o nosso.

    Enfim, me desculpe por ter escrito demais, mas como seu blog tem um repercusao grande, tomei a liberdade de usar esse espaco dos comentarios para expor uma perspectiva diferente.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Notícia no Terra

    Leiam alguns comentários

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5446584-EI6578,00-Criticas+revelam+preconceito+contra+ascensao+de+Lula+avalia+pesquisadora.html

    ResponderExcluir
  5. Vagner,
    Obrigada pelo comentario...
    E parabens pela prova!
    Acho q me expressei mal... Qdo digo Lula, pode estender a critica ao Covas e tambem ao Jose de Alencar!
    Ok... O argumento de desonerar a rede publuca realmente eh valido. Mas, quantas pessoas morreram na fila do SUS... NAO por CANCER... Pode ser por qq outra doenca, para pg o tratamento deles??
    Garanto que nao estou falando como "orelhuda"... Existem alguns procedimentos, que nao hah o q fazer, pode-se ter todos os contatos do mundo, todo o dinheiro do mundo, ser a rainha da Inglaterra... E vc dependerah do "julgamento" dos orgaos publicos de saude. Ha nao ser q resolva ser um traficante de orgaos humanos.... Ai talvez tenha prioridade!
    Se vc jah precisou correr "contra o relogio" atras de um transplante, vc vai entender o q estou falando...
    Bom, estatisticamente, foi realizada uma auditoria nos hospitais que atendem pacientes com cancer pelo SUS e detectou-se uma deficiencia imensa. Se nao me engano, conseguem atender apenas 37% da demanda.
    Mais uma vez, obrigada pelo comentario... :)

    ResponderExcluir
  6. Ah! Vagner... Obrigada por escrever sobre suas experiencias aqui!
    Sao sempre muito bem-vindas e agregam demais!

    ResponderExcluir
  7. Ana,

    O nivel de safisfacao do SUS e dos planos privados de preco intermediario tem niveis semelhantes - ha uma grande diferenca apenas em relacao a rede publica e os planos mais caros.

    Mais: quando precisam de recursos mais sofisticados, os planos despejam seus clientes no SUS. O Serra (acho que foi na gestao dele) tomou uma atitude sensacional ao criar um dispositivo na qual os planos privados devem reembolsar o Estado quando fazem isso.

    Na verdade, nos nao temos respostas para a pergunta que voce faz sobre o nivel de mortalidade de quem procura o SUS. Responder quantas pessoas morreram por deficiencia do SUS e impossivel.

    O que nos podemos fazer e medir o grau de eficiencia do sistema pelo que a populacao diz e outros indicadores (taxa de mortalidade infantil, taxa de mortalidade materna e por ai vai...)

    E o resultado e, pelo menos na minha opiniao, e muito razoavel quando a gente tende a supor que tudo ali e uma catastrofe - embora as lacunas que voce aponta realmente existam na rede hospitalar e na area de transplantes, ha avancos importantes para as quais eu acho que as pessoas ainda nao estao atentas.

    So acho ironico que justamente no caso do Lula esse assunto venha a tona. Por que esse lapso quando passaram pela mesma situacao Jose Alencar, Covas, Quercia?

    Hoje se pergunta quanto o Lula ganha. Mas o Serra tambem da palestras. Quanto ele ganha? O Ciro (Gomes - rs), idem. Quanto ele ganha? O FHC tambem da palestras, mas ninguem perguntou o quanto ele cobra.

    Eu acho, sim, que a gente (e "a gente" somos todos nos, nao particularize isso por favor)tem preconceito contra o Lula - e acho injusto.

    Mas, claro, discuto as coisas sem a pretensao de achar que existem pontos de vista certos ou errados.

    Sao sempre perspectivas diferentes.

    Por ultimo, eu e que devo agradecer por voce ter publicado o comentario no seu blog. E otimo saber que temos espaco aqui para discutir coisas que estao alem das rodas, tamanhos de quadros, sapatilhas de carbono...rs

    E mesmo assim termos um dialogo bacana, mesmo que a gente nao concorde em tudo.

    Bjssss

    Ahhh, claro, obrigado pelos parabens pela prova!!!!

    ResponderExcluir
  8. Por Ateneia Feijó

    Do blog do noblat

    " Mesmo assim, é razoável que passe pela imaginação dos brasileiros a cena de alguém chegando num hospital público queixando-se de incômodo na garganta. E de rouquidão... Seria submetido a um check-up? Claro que não.
    Mas isso não vem ao caso agora.

    Ainda bem que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva foi prontamente atendido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Até já iniciou o tratamento para se curar do câncer na laringe. Cirurgias políticas ou procedimentos ideológicos à parte, ele merece considerações e respeito como ser humano. Ponto. Força, Lula!

    Já a discussão sobre a saúde geral no país é uma outra história. Com dramaticidade própria de qualquer ângulo. Aparece até no perfil do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho (por Bety Orsini), no Globo de domingo (30/10). Por quê?
    Ele mostra que na neurocirurgia, por exemplo, não se precisa mais viajar para o exterior em busca de cura. Nossos neurocirurgiões são ótimos, tanto quanto os americanos e japoneses. Porém não dá para comemorar. Motivo? Só privilegiados têm acesso a essa excelência. Para a população com pouco dinheiro a rede de saúde é péssima.

    Os hospitais universitários, as Santas Casas e as Ordens Terceiras estão quebrados. Paulo Niemeyer Filho, que também opera de graça na Santa Casa, no Rio, queixa-se da falta de seriedade para resolver o problema da medicina pública no Brasil. “A mesma seriedade que houve para resolver o problema da inflação e da violência no país.”

    A saúde dos pobres foi deteriorada principalmente pela corrupção somada à falta de educação da maioria. Afinal, a vida saudável de um povo passa por seus conhecimentos gerais e cuidados pessoais. Por aprendizado de normas de segurança para evitar acidentes em casa, na rua e no trabalho.
    Sem dispensar as autoridades governamentais do saneamento básico e dos outros investimentos de infraestrutura a que têm direito todos os cidadãos. Que, por sua vez, têm deveres a cumprir.

    Coisas que não têm nada a ver com casmurrice. E sim com condicionamentos, hábitos, prevenção. Querer sentir-se seguro não é ser medroso, é ter amor à vida: com qualidade, alegrias... O que não quer dizer que não se enfrente desafios ou não se se corra riscos inevitáveis.
    Em janeiro, a Divisão de População das Nações Unidas avisara que em algum dia no fim de 2011 seríamos 7 bilhões de pessoas no planeta. Já somos! No Brasil, estamos beirando os 200 milhões de habitantes. Há muito sobre o que refletir e fazer. "

    Ateneia Feijó é jornalista

    ResponderExcluir
  9. Vagner,

    Mais uma vez, obrigada por explanar seu ponto de vista... Seus argumentos fazem sentido!

    O FHC, a última vez que soube, cobrava 300 mil pelas suas palestras... hoje em dia, não sei. Mas, ele sempre defendeu o capitalismo.

    Não era um líder sindical... que de repente, passou a usar jatinho particular, com o dinheiro público, p/ passar férias em Noronha ou oferecer churrasco regado a muita cerveja no Palácio da Alvorada. Não que o presidente não possa se divertir... Não é isso!

    A crítica é ao sistema... a BADERNA... a CORRUPÇÃO... a DISTORÇÃO DE PRINCÍPIOS...

    Eu duvido que ele tenha pensado em DESONERAR a SAÚDE PÚBLICA... Mas, se pensou, tenho que assumir que se o fez, foi uma atitude nobre.

    De qualquer forma, espero que estas estatísticas de indíce de satisfação de utilização do SUS estejam próximas da realidade... e que continuem melhorando. Eu desconfio de toda e qualquer pesquisa! rs...

    O problema, é muito maior... vai muito além da internação do ex-presidente no Sirio Libanês!

    Tenho que concordar com vc que tivemos muitas melhorias durante os 8 anos em que o Lula esteve no governo... mas, não podemos esquecer que ele deu continuidade a projetos iniciados no governo anterior.

    E... Apesar dele ser analfabeto, a "cara" é inteligente e tem seu valor... Se não fosse, não teria chegado onde chegou...

    E... Não estou aqui para julgar ninguém...

    Apenas... Como o Ciro postou no blog dele... E como diz a jornalista Ateneia Feijó...

    "a situação é muito pior do que imaginamos"...

    Talvez, se tivessemos EDUCAÇÃO, não estaríamos beirando os 200 milhões de habitantes no Brasil... Não teríamos problemas com o SUS, pois a população seria menor... e a desigualdade seria menor... e nossos políticos seriam menos corruptos... e a base... a base... a base...

    sim... a base... a educação!!!

    esta é a questão!

    Não estou querendo mudar sua opinião... e nem ser dona da razão, tá?

    Como vc mesmo disse... É bom poder discutir de forma saudável assuntos diversos! ;^)

    Obrigada...

    ResponderExcluir
  10. Ana, juro por tudo quanto é santo que não vou mais polemizar contigo...

    Juro, juro, juro...:-)))

    De repente tem mais gente que quer escrever e eu fico pegando sua atenção só pra mim ou monopolizando a discussão...(se bem que tem o Ciro ai na parada também)

    Só que não posso deixar passar uma coisa que você.

    Lula não é analfabeto.

    Ele completou o ensino médio profissionalizante.

    Apenas não tem faculdade.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa!!! Me desculpa!!!
    Eu escrevi isso mesmo?? Errei... E errei feio!
    Vale errata em blog!!
    Obrigada pela correcao, Vagner!!!
    Muito obrigada!

    Vc tem razao... Chega, neh? :-))

    Mas... Sabe q isso que escrevi eh um grande problema na apuracao do senso??

    Estive num evento da ACOMAT e tive a oportubidade de concersar com uma pessoa sobre a qualidade das pesquisas do SENSO... E o maior desvio padrao eh exatamente em funcao disso... Desse erro que acabei de cometer! :-(
    As pessoas nao se classificam... Da forma "correta"... Seja no q diz respeito a educacao... A deficiencia... Ou a qq outra natureza...

    Pois eh... Dei minha mao a palmatoria...

    Encerramos nosso "forum" por aqui...

    Mais uma vez, obrigada!!

    :-)

    ResponderExcluir
  12. Ana, meu amor, não publique isso no Blog para eu não me contradizer (rsrs)

    Mas deixa eu te dar um toque.

    Você está falando no Censo? Por exemplo, do Censo Demográfico que é feito a cada dez anos pelo IBGE?

    Pois bem, se sim, o que essa pessoa falou sobre "desvio padrão" não tem sentido.

    Porque o núcleo do Censo não é uma pesquisa amostral e sim censitária, pois levanta as condições de toda a população residente.

    As informações em que as pessoas não se classificam "de forma correta" no Censo não estão relacionadas a escolaridade (pois essa é apurada com o cruzamento de varias pesquisas).

    Há, sim, uma discussão sobre "cor" - e mesmo assim isso não tem relação com o "desvio padrão" e sim com o nível de subjetividade que a pergunta do Censo permite ao entrevistado.

    Enfim, mil desculpas se pareço pedante. Só estou te dando um toque porque essas coisas são parte do meu trabalho..

    (O que explica porque sou solteiro até hoje, entendeu? :-))))

    bjsss e fechamos, tá?

    Vaca amarela...:-))))))

    ResponderExcluir
  13. Oaps...
    Pelo visto, a analfabeta aki sou eu, ne Vagner?
    CENSO... Digitei errado...

    De qq forma... A questao abordada era a falha na apuracao no indice de deficientes... E cotas de vagas nas empresas e contratacoes e formas de aproveitamento!

    Realmente me expressei mal!

    O CENSO nao eh o responsavel por isso e deve ser composto por pessoas extremamente competentes e que nao falham nunca, portanto o desvio padrao desta "instituicao" (posso chama-la de instituicao?) deve tender a zero, claro!

    Ah, sim... Assim como tivemos um unico "Jesus"! E nao pelo menos 7 historias similares de "salvadores" na historia...

    Se dermos continuidade a essa "conversa"... Pode ser q nao acabe nunca!

    Ainda bem q existem pessoas q pensam diferente, neh?

    Imagina o que seria do azul se todos gostassem amarelo??

    Prometo me informar melhor antes de escrever sobre "meus pensamentos"...

    Porem, apesar de todos os apesares, minhas opinioes permanecem...

    De qualquer forma, obrigada pelas dicas!

    Nada pessoal, ok?

    ResponderExcluir
  14. O Vagner esclareceu. Assino embaixo. Penso o seguinte: por essa lógica do presidente se tratando no SUS, deveríamos obrigar nossos governantes, principalmente em São Paulo, a matricular seus filhos, netos e afins em colégios públicos.

    Na verdade, como todo o respeito que tenho pela opinião alheia, vejo que o Lula sofre um ataque de classe, de uma parcela da população que sempre o odiou. Como economista, sei que todos os números apontam para melhora do país em seu governo. Enfim, é isso. E vamos falar de esporte? hahaha

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, Anderson...
    Com certeza o país apresenta números melhores sim!
    Basta ver que estamos no sentido contrário do resto do mundo, né? Estamos criando empregos...
    O poder de compra da população vem crescendo... A classe média está cada vez maior...
    No geral, os números são positivos sim...

    Obrigada pelo comentário...

    Mas, prometi p/ o Vagner que não voltaria mais neste assunto! :-)

    Brincadeirinha...

    ResponderExcluir