sexta-feira, 25 de abril de 2014

Acordando o blog: uma entrevista



Para a tchurma que sentiu falta dos Diários para o Ironman que escrevia para a MundoTri, e dos duelos entre o Tico e o Teco... rsrs... Publico uma entrevista que concedi recentemente para um informativo de uma das empresas em que atuo, com uma analogia entre a vida profissional e a vida esportiva. Boa leitura!



Tijolinho por tijolinho, um crescimento sustentável
Entrevista com Ana Oliva, vice-presidente da Finamax

P: Como foi o momento de assumir a vice-presidência da Finamax?
R: Na verdade, foi apenas uma formalização do cargo. Não se vira vice-presidente de uma financeira da noite para o dia, até porque respondemos para o Banco Central, e eu dependia da aprovação desse órgão para assumir. Eu já participava do dia a dia da empresa, estava bem envolvida com todas as áreas. Foi e é uma responsabilidade muito grande. Como diz o meu avô, a base do negócio é a confiança, e meu desafio é grande para que ela se perpetue.

P: Qual o maior desafio da Finamax hoje?
R: O maior desafio é continuar crescendo de forma sólida. De nada adianta alavancarmos a carteira se ela não for sólida, ou seja, se a inadimplência estourar junto. É condição sine qua non acompanhar o mercado e se reinventar constantemente, mantendo uma política de crédito conservadora. Em resumo, crescer com “pé no chão”. Nosso tripé é a captação, o crédito e a cobrança, e temos que evoluir nessas três frentes de forma equilibrada.

P: Em 2013, a Finamax teve uma expansão geográfica muito forte, chegando a várias cidades e ampliando a atuação em algumas delas. Isso vai continuar nos próximos meses?
R: Sim. Como meu avô diz, é um crescimento extensivo e intensivo. Cada praça tem o seu potencial, característico de cada região. Se o potencial de determinado local não é explorado, trabalharemos para fomentar negócios. Na verdade, é uma estratégia de crescimento pulverizado, o que minimiza o risco, valorizando onde enxergamos espaço para crescer.

P: Você foi uma atleta de representatividade na sua modalidade. O que o esporte a ensinou que é possível trazer para o dia a dia dos negócios?
R: A forma como eu lido com o esporte é um reflexo da forma como eu lido com tudo em minha vida. Sou perfeccionista, vou querer sempre fazer o meu melhor. O esporte de performance exige disciplina. Já ouvi muitas pessoas falando que eu tinha uma genética favorável, mas para mim, o esforço e a dedicação estão acima da genética. Por isso, minha resposta era sempre a dada pelo técnico Lauter Nogueira: “Sim, tenho a genética da disciplina.” Foco, determinação, correr atrás de algum objetivo, superação... É o tijolinho por tijolinho, dia após dia, degrau por degrau. Há dias bons, e dias não tão bons, mas com essas palavrinhas, você continua seguindo na mesma direção, com a consciência de que, para chegar a algum lugar, você tem que correr atrás.

P: Como você vê a Finamax daqui a 20 anos?
R: Olhando para frente, temos as variáveis controláveis e as incontroláveis. Nos próximos 20 anos, é óbvio que eu espero que a gente esteja maior, com uma carteira mais equilibrada, com o nosso tripé mais equilibrado. Mas acho complicado estimar números para o futuro. Temos que nos adequar à realidade. As pessoas têm que confiar na empresa, e a empresa tem que confiar na sua equipe, pois juntos já passamos por diversas crises do Brasil, e assim continuaremos as enfrentando. Sempre que estamos passando por um problema, vamos achar que aquele é o pior momento da história. Mas olhando para trás, nosso grupo já passou por tantos abalos da economia... Se você não acreditar no negócio, não adianta. Tem que acreditar e correr atrás. Temos que manter uma política de crédito conservadora, sempre nos adequando ao mercado. O grande desafio para os próximos 20 anos é continuar crescendo de forma sustentável, sem fazer loucura, com os pés no chão.


4 comentários:

  1. - P: Você foi uma atleta de representatividade na sua modalidade. O que o esporte a ensinou que é possível trazer para o dia a dia dos negócios? -

    Foi uma atleta??? O que o esporte a ensinou???

    Os verbos no tempo pretérito???
    Aninha, Esporte, não mais???
    Não faça isso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Helio!
      Me desculpe pela demora... Antes tarde que mais tarde, ne?
      Olha so... Estou "aposentada", por ora! :-) Mas, acredite, eh por uma boa causa... Uma causa maior... Rs... 2016 to "na area" again! Eu amo o esporte... Faz parte da minha vida... E, fica tranquilo, continuara fazendo parte! Eh apenas uma break...

      Excluir
  2. Boa Ana! Você escreve muito bem, e há tempo para todas as coisas, espero que consiga voltar em breve. Abs

    ResponderExcluir