domingo, 28 de agosto de 2011

DIÁRIO ATÉ KONA #4 - MUNDO TRI



             CASAMENTO…


                                                 FOTO SPOK - COPA BRASIL FIT - PORTO FERREIRA


 Apesar de sempre ter praticado esportes, ter vivenciado, experimentado modalidades completamente diferentes, chegando a conciliar 3 ou 4 delas durante a semana em algumas fases da minha vida, eu nunca senti o que sinto por este esporte que me dedico hoje.

             Realmente gosto muito do Ironman, e é nele que eu quero ficar… Permanecer. Diria que encontrei “um parceiro” para minha vida, e ele se chama Ironman.  Me “fisgou“ e quero levá-lo integrado na minha vida por muito tempo ainda.

Eu o escolhi como um “casamento”; por isso preciso zelar por tudo o
que  está a nossa volta… Cuidar de toda a minha vida em conjunto com o meu parceiro Ironman, se  realmente desejar que esta relação seja longinqua, saudável, recíproca e,  consequentemente, feliz!

EQUILÍBRIO!!!

Preciso aprender a não levar tudo na vida tão a sério... Quer dizer, tão a “ferro e fogo”. Meu perfil extremamente perfeccionista acaba me levando ao desequilibrio, o que pode causar  problemas, imprevistos durante o percurso, que saiam do controle, aumentando minha exposição ao risco de fracasso desta relação de LONGO PRAZO.

Exatamente como um CASAMENTO.

É preciso somar as partes inteiras, e não apenas duas metades. Complexo, não?

Resolvi encarar o Ironman em minha vida como praticamente um segundo emprego.
Levo a sério. Incorporei o espírito. O conceito. Decidi isso. Para mim, faz senido. E, na verdade, isso não é uma sacrifício… É da minha natureza! Sou assim com tudo na minha vida. Não sei fazer as coisas “mais ou menos”…  E quero continuar fazendo por muito tempo. Mas, para isso, preciso aprender a simplificar…  Facilitar… Tentar organizar meu dia-a-dia de forma um pouco diferente… E… Me permitir… Falhar…  Errar… Aprender… Parar… Pensar… Refletir…

Ao repensar no meu histórico esportivo… Gostava de tudo! Mas, tive fases que só fazia ginástica olímpica, ou só jogava Handball, ou só nadava, ou só surfava (bem mal), ou só jogava queimada, ou só jogava basquete, ou só jogava capoeira,  porém a dedicação, o foco maior era para apenas em um único esporte.

Eu não entendia como o Ironman é  muito mais do que simplesmente “nadar-pedalar-correr.”

 Envolve alimentação rigorosa, descanso, doutrina, equilíbrio, paciência,  aceitação, garra, raça, um pouco de charme feminino, tapas na cara (dados e recebidos) e, principalmente, homogeneidade.

Sim, ser homogêneo e constante.

Trabalhar no escritório, ir nadar, nadar, nadar, sair, voltar responder
 e-mails, trabalhar, e-mails, sair e ir pedalar, pedalar, pedalar, pedalar,
 voltar e responder mais e mais e-mails, trabalhar, trabalhar e trabalhar
 de novo, sair e ir correr, correr, correr, correr, voltar a trabalhar ...

… E esquecer…  de dormir, sair pra um café, ir ao cinema, almoçar
 com a família, e VIVER BEM, ENQUANTO VIVER . . . esse é o conceito! Incorporei a primeira parte e me esqueci desta segunda parte – vital – diga-se de passagem!!

Eu quero ser competitiva no Ironman?

SIM!

No Hawaí, a situação é outra… Diria que bem complicada. O nível é altissimo: fui apenas a quadragésima colocada no geral AGE GROUP feminino em 2010.

Vocês percebem a distância do caminho que tenho pela frente?

             É longo, muito longo, e por isso não adianta eu sair correndo como uma “loka desvairada”… Querendo abraçar o mundo com meus bracinhos curtos!


É preciso ter cadência… Ser homogêneo… Linear…

Eu preciso ser homogênea…  E paciente!

As vezes, temos alguns acidentes de percurso… Surgem algumas adversidades… Alguns sinais… Que nos fazem parar e refletir.

 Passei por isso recentemente e vi o quanto sou insignificante e que tenho muito - mas muito mesmo - a aprender!

            Não podemos ser imediatistas e pensar apenas no agora.

Devemos pensar na longevidade…  Visando preservar o corpo, a mente, uma performance linear, na vida útil no esporte…

Por AMOR… Amor pelo “muito mais que um simples nadar-pedalar-correr”… Amor pela vida!!!

O mais legal é saber que neste esporte chamado Ironman, que tem princípios e conceitos diferentes dos outros esportes,  a vitória não é apenas chegar em primeiro lugar.


A vitória é chegar.


E…


Chegar inteiro, sentindo-se bem, lúcido, já pensando no ano que vem.


Como num casamento, não tem segredo:


PACIÊNCIA! PACIÊNCIA! PACIÊNCIA!
E MAIS UM POUCO DE PACIÊNCIA!


Para finalizar, acho que vale a reflexão...


"Saúde se tem de graça , no ar que se respira , nos bons sentimentos e pensamentos que se mantem , na atividade sábia ( ginástica e esporte ) , no repouso (sono ou relax ) , no chá de ervas , na boa mastigaçao, e principalmente na consciência livre de culpa ." (Hermógenes)


            Boa semana!
           
Bons treinos!


Aninha!

@oliva_aninha
www.aninhaoliva.com.br


6 comentários:

  1. Também me identifico com esse estilo de vida, porque as coisas acontecem comigo como se fosse um segundo emprego tal a dedicação.

    Posso até dizer que até deixei um "segundo emprego" para poder ficar com esse "trabalho".

    O problema é quando criamos algo para nos dar equilíbrio e isso vira uma coisa tão grande, toma tanto espaço, que precisamos de outra coisa para reestabelecer o equilíbrio.

    Como se fosse um malabarista chinês que equilibra discos naquelas varinhas finas

    E assim vai...

    Se você errar e colocar muitos discos, em algum momento um prato vai ao chão...

    ResponderExcluir
  2. Oi Aninha.
    Estou muito feliz, acabo de concluir 70.3 meu primeiro meio Ironman. É indescritível!Não é que deu vontade de tentar o Iron.
    Belíssimo seu texto. Parabéns. Admiro e respeito muito sua escrita.
    É certo que me senti indisciplinado diante de sua dedicação esportiva, e não ter dado as corridinhas entre as horas no mar do pacifico rsrs
    Na verdade devo estar em fase de transição do surf para triathlon.
    Fiquei feliz em saber que já surfou.
    Sobre Penha foi uma pena que não estava lá!Já fez?Acho que iria ganhar de você na natação rsrs .A água estava bem gelada, mas estava bem treinado por horas e horas no mar. rsrs
    Impressionante que os melhores do Ironman não são os mesmos do meio, ``devem ser treinos e provas totalmente distintas``?
    Ao final da prova minha adimiração por você e por muito outros atletas aumentou, pois tive uma pequena e real dimensão do que é uma prova do Ironman.
    Aninha você é uma guerreira disfarçada de menina!rsrs
    Estou torcendo muito por você Hawaii!
    Espero que retorne feliz e realizada de sua prova, como estou.
    Bjs Aninha e bons treinos!

    ResponderExcluir
  3. Vagner,
    Q bela analogia, hein?
    Malabarista chinês... Varinhas e discos... PERFEITO!!
    MUITO BOA!! ADOREI!!
    Obrigada! ;ˆ)

    ResponderExcluir
  4. Seguidor anônimo,

    Que legal!!!

    Parabéns pela sua conquista!!!

    Tentar o Iron?? Saiba que só depende de vc... ;ˆ)

    Acredito que cada prova é uma prova... E que o Ironman é um esporte distinto... Não deixa de ser um triathlon... Afinal, nadamos, pedalamos e corremos. Mas, hj em dia, a WTC nem utiliza mais a palavra "triathlon"p/ o Ironman.

    Esse assunto rende... rsrsrs...

    Mas, pode ter certeza. Qualquer um pode fazer o que fiz... Basta querer, desejar, focar, treinar, treinar e treinar!!! Não tem segredo!

    Guerreira?? Ah!! Isso vou ter q falar q sou sim... rsrsrs... As coisas não caem no colo... Temos q batalhar p/ conquistá-las, certo? Literalmente, nadar, pedalar e correr atras dos nossos sonhos...

    Acredite...É possível!!!

    Agora... Surf?? Eu... Affff... Foi o esporte mais difícil q tentei fazer!!! Diria que "tento surfar"... ;ˆ)

    Na natação??? Ah! Sim... Com certeza, vc ganharia de mim!!!

    Abs... e bons treinos!!

    ResponderExcluir